O desafio de morar sozinho requer muita responsabilidade e organização. A ansiedade dos familiares não acaba com a lista dos aprovados nos vestibulares.
Depois da maratona de estudos, noites mal dormidas, provas e o resultado positivo nas mãos, pais, filhos, irmãos, avós, deparam-se muitas vezes, com a experiência da separação. Muitos filhos, em busca de sonhos, iniciam uma nova etapa na vida, necessitando para isso, deixar o lar e os cuidados dos pais para morarem sozinhos.
Mesmo que algumas vezes a distância não seja tão grande, assumir as responsabilidades de adultos, de uma hora para outra, causa inúmeras sensações. Para a estudante de 16 anos, Fernanda Cardozo, moradora de Araranguá, ir para a capital e deixar o conforto, os cuidados dos pais, o grupo de amigos e a cidade onde cresceu é uma experiência bastante aventureira.
“Sei que não vou ter a segurança da família como sempre tive, mas estou em busca da minha realização. Quero muito fazer esse curso e não vou desistir. Sei que é uma grande responsabilidade, mas vou aventurar-me nessa nova etapa da minha vida e sei que tudo vai dar certo", conta a estudante ao Portal Satc.
Glória Vicente Duarte, mãe de Leonardo, aprovado na UFSC, se diz muito preocupada, mas confiante. “É um pedacinho de mim que vai se separar. É uma angustia que não tem explicação. Uma mistura de tristeza, alegria, euforia e preocupação. Meu filho nunca saiu de perto de mim e agora vai ganhar o mundo, isso deixa qualquer família insegura. Mas é o sonho dele e o que vou fazer é dar força, encorajar e instruir, o resto fica por conta de Deus”, comenta.
“Vou aprender muitas coisas na faculdade, mas lavar, passar, cozinhar são coisas que eu nunca fiz e que vou aprender para a vida”, finaliza Fernanda.
Foto: Portal Satc
Texto: Renata Rocha
@mateusmastella
Nenhum comentário:
Postar um comentário